» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (83)

Gostei (17)

Indiferente (0)

Não Vi (22)

Detestei (10)

Não Gostei (2)


XIII Torneio de Futsal AJITER

    Visitar AJITER no Twitter

    EXPERIÊNCIA SVE (Março, Abril, Maio)
    O mais marcante do mês de Março foi a formação a chegada na cidade de Guimarães. Do 13 ate 18 de Março partilhamos uma semana cheia de actividades com muitos dos voluntários que esta em Portugal. Foi uma experiência incrível. Ajudo me muito para conhecer novas pessoas que agora posso dizer que são meus amigos. Ajudo me no meu projecto e acho que melhore muito meu inglês e conheci uma nova cidade.
    Cada dia estava cheio de actividades, todas muito dinâmicas e que ajudavam nos a conhecer nos melhor os uns ao outros e a nos mesmos. Por exemplo, actividades que eu pensava que não era capaz de fazer e finalmente eram feitas. A criatividade de estas pessoas foi um ponto muito forte para mim e sei que será de muita utilidade para o meu futuro.
    Também me ajudaram a descontrair e confiar mais nas pessoas do meu lado a não dar tanta importância aos pequenos problemas. Posso dizer que eles cuidaram de nos muito bem. Estou muito agradecida com o equipo da formação.
    Guimarães é uma cidade pequena mas é linda e com uma longa historia trás seus muros.
    Já temos conseguido terminar o projecto de desporto que estávamos a fazer para a semana europeia do desporto. Nosso papel no desenvolvimento do projecto foi a pesquisa de parceiros e o desenvolvimento de algumas partes do formulário de apresentação para a agência nacional.
    Também temos aprendido a preencher acordos de participação para os projectos de corta duração nos que já temos enviado vários grupos de jovens daqui da ilha. Preencher a parte dos parceiros num formulário de Erasmus + (PIC, PIF, etc.) e enviar e preencher os mandates para futuros projectos com outras organizações de Europa.
    No final de Março chegou o novo voluntario a Terceira e agora vivemos e trabalhamos os três juntos. Ao inicio foi um pouco difícil a nova organização na casa e os pormenores mas já estamos organizados e todo corre bem. Cada vez sinto que estamos melhor.
    As aulas de português já acabaram e temos um certificado de A2. Ainda estou em contacto com a professora para falar e tomar um café e seguir a praticar o meu português mas nunca deixo de praticar porque estamos todo o dia a pensar e a falar português. Acho que hei melhorado muito no meu português, cada vez sai mais natural e se mescla com o meu espanhol. Cedo não vou saber o qual dos dois estou a falar!!
    Ainda estou em contacto com os voluntários que conheci na formação de Guimarães, mas como nos estamos tão longe não hei tido a oportunidade de voltar a ver. Mas temos um grupo de “whatsapp” no que estamos todos e temos contacto. Sei que levo alguns amigos para a minha vida.
    Também já tivemos o concurso AngraRock no que da oportunidade aos jovens músicos de dar a conhecer a sua musica. O projecto ganhador foi o chamado “Beware the wolf”. O concurso teve dois audições em diferentes bares da cidade de Angra e uma final no centro da cidade (Praça Velha).
    Agora estamos a desenvolver uma ideia para um projecto de intercâmbio o por o género que será todo feito por nós mesmos. Por isso, temos que ler a guia Erasmus +, ter em conta todos os pormenores, etc. a nossa ideia era que tratasse sobre o colectivo LGBT e a biodiversidade, então estamos a tentar criar actividades que puderam juntar ambos temas.
    Para a semana europeia da juventude temos feito uma apresentação sobre a nossa experiência SVE e que temos mostrado nas diferentes escolas aqui na ilha. Eu acho que a mensagem teve boa acolhida e também foi uma coisa muito boa para nós. Os meninos mostrarão se muito participativos e nos ajudo a nível profissional porque requeria concentração, usar o português, interactuar com os meninos, fazer o atractivo, etc. também a nível pessoal porque fez nos trabalhar juntos e conectar melhor entre nós. Também hei tido a oportunidade de conhecer a pessoas que trabalham na minha área e que agora talvez eu possa dedicar algo de tempo a trabalhar com elas e seguir a aprender.

    Maria Quero

    *O projeto "You in Europe... You in the World" é financiado pelo Serviço Voluntário Europeu (SVE) do programa comunitário Erasmus+.


    Quarta-Feira, dia 10 de Maio de 2017

    imprimir     enviar mail

    voltar à página comunidade