» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (83)

Gostei (17)

Indiferente (0)

Não Vi (22)

Detestei (10)

Não Gostei (2)


XIII Torneio de Futsal AJITER

    Visitar AJITER no Twitter

    Verão na Terceira
    Os meses de verão aqui na ilha vivem-se com muita intensidade. O bom tempo chega e os dias são mais longos. A praia esta perfeita para apanhar sol e tomar banhos. O turismo chega a ilha e as ruas enchem-se de pessoas. Começam as festas: touradas nas ruas, verbenas nas freguesias, festas de Angra e Praia…
    Na AJITER estamos a preparar nosso projecto do intercâmbio. Ele será baseado no colectivo LGBT a usar como meio nas actividades o meio ambiente. Na minha opinião acho que vai ficar um projecto muito bonito e que também vá ser muito bom para ajudar aos jovens da ilha a conhecer pessoas novas e outras formas de ver a vida; alem disso a aprender que cada maneira de viver a vida é respeitável. Penso que é necessário que se faça um projecto deste tipo aqui já que só aconteceu algo parecido uma vez e faze já tempo. Também e uma boa oportunidade para conhecer como se vive este tema no resto da Europa e promover a igualdade de oportunidades seja do género que seja ou tenha a orientação que tenha. Cabe destacar que sempre contamos com o apoio dos colegas da AJITER para qualquer dúvida e coisa que precisemos.
    Por outro lado, também estamos a tratar das sessões sobre o bullying para dar nas escolas da ilha. Como parte das sessões estamos a criar um vídeo feito por nós com materiais tudo criados por nós com o objectivo de sensibilizar as crianças que este tema não é uma brincadeira e que sempre que precisem de alguma ajuda devem falar com uma pessoa responsável.
    A causa das sessões informativas na Semana Europeia da Juventude a AJITER tem recebido muitas aplicações para os projectos Erasmus +. Fico feliz de pensar que nossas experiências gostaram aos jovens e que a mensagem fosse captada e de alguma maneira ajudar a criar um possível futuro.
    Este mês eu gozei das minhas ferias, tenho que dizer que foi muito fácil para mim combinar os dias que queria com AJITER e não tive nenhum problema com isso. Nas minhas férias pude gozar de uns dias na minha casa com a minha família e meus amigos que já tinha saudades deles. Para mim, este SVE também oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas que nunca pensaria para tornar-se tão importantes na minha vida.
    Agora na ilha tem sido as Sanjoaninas e a cidade de Angra do Heroísmo estava linda e cheia de pessoas. Há música, danças, pratos regionais, etc. É uma explosão de cor e vida.
    Para este mês de Julho em Praia da Vitória todos os sábados são festa. A rua se enche de pessoas, há música na rua e cada noite é uma temática. As ruas de Praia preparam-se para as Festas de Praia que começaram em Agosto. O sábado dia 8 esteve no festival de sopas na rua de Jesus da cidade de Praia da Vitória e tenho que dizer que eu não habituo a comer sopas mas fique abismada por o sabor tão bom de muitas delas.
    Do 9 até 12 de Julho tive a formação intermeia que volto a ser na cidade de Guimarães. Nesta formação conheci novos voluntários a parte de voltar a ver a alguns já conhecidos. Gostei e desfrutei muito desta formação porque eramos um grupo muito unido e sempre nos ajudávamos os uns aos outros.
    Gostei de conhecer novas pessoas, algumas estavam muito interessadas em aprender espanhol comigo, outras concordávamos em gostos musicais… em geral muita boa vibração. Tenho que combinar férias com eles para visitar-lhos no continente. Sinto que levo comigo bons amigos desta formação. Alem disso, durante estos dias estivemos a trabalhar em educação no-formal; a fazer diferentes jogos, todos com um objectivo; esclarecer dúvidas sobre o youthpass, etc… minha avaliação sobre estos dias é muito boa!
    A minha volta da formação na AJITER tivemos uma apresentação na biblioteca de Angra do Heroísmo para falar sobre o Erasmus+, as oportunidades de mobilidade, nossa experiência como voluntários e esclarecer dúvidas sobre estos projectos. Temos que agradecer a amabilidade das pessoas por assistir e interessar-se por estos projectos e das pessoas que trabalham na biblioteca por oferecer-nos esta oportunidade.
    Do dia 17 até o dia 28 temos em Angra do Heroísmo o torneio de futsal que organiza a AJITER com o que tentamos promover as relações sociais e cívicas entre os jovens, o interesse por o desporto e os hábitos de vida saudável. Também recebemos a visita de um grupo de folclore do continente e a AJITER será o encargado da visita turística. Então estaremos para ajudar como parte do equipo e dar suporte e que todo corra acorde ao esperado. Gosto muito destas actividades tão dinâmicas nas que aprendemos e trabalhamos em equipo.
    E por ultimo, minha fala portuguesa penso que progride adequadamente!


    Terça-Feira, dia 18 de Julho de 2017

    imprimir     enviar mail

    voltar à página comunidade