» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (83)

Gostei (17)

Indiferente (0)

Não Vi (22)

Detestei (10)

Não Gostei (2)


XIII Torneio de Futsal AJITER

    Visitar AJITER no Twitter

    O verão chega à Terceira
    Como eu disse no primeiro testemunho, contando meus primeiros dias na Ilha Terceira, eu estava prestes a partir para Guimarães, para assistir a minha primeira formaçao (On-arrival training), um evento que reúne muitos voluntários de toda a Europa que são voluntários no país de acolhimento, no meu caso Portugal.
    Esta reunião de voluntários e treinamento deu-me tudo o que eu precisava naquele momento, tanto a nível preparatório e cultural, como a nível emocional. Aproveitei ao máximo esses 5 dias, que, que foram muito curtos, mas tive o tempo suficiente para viver momentos que permanecerão na minha memória para sempre.
    Uma tarde durante a formação tive tempo para conhecer a cidade de Guimarães, enquanto as horas esperando para pegar o vôo de volta para Terceira, permitiu-me caminhar através de alguns dos destaques da cidade do Porto.
    Após o retorno, era hora de voltar à realidade e a trabalhar em AJITER. Durante as semanas seguintes, fomos desenvolvendo e corrigindo nossa proposta de intercâmbio Erasmus+ sobre o respeito e a tolerância, voltada principalmente para o grupo LGBTQIA e usando o ambiente como meio de ensino durante o projeto.
    Além disso, nós fizemos um brainstorming para uma apresentação sobre o bullying que vamos a fazer nas escolas da ilha. Daí veio a idéia de fazer um vídeo com imagens e materiais simples, como folhas ou lã para estimular a apresentação para as crianças.
    Com a chegada do verão, festivais e festas estão se multiplicando, e também começa o período mais comum para as férias, ocorrem mudanças no local de trabalho, colegas de trabalho e de casa que rodam em ausências.
    Ao chegar mais tarde do que os meus colegas, eu tive que esperar um pouco mais, mas eu também gozei das minhas primeiras férias, que passei aqui na Terceira, recebendo a visita de minha família. Durante esta semana, aproveitei os últimos dias de Sanjoaninas (festas de Angra do Heroísmo), as vistas dos miradouros da ilha, visitei o Algar do Carvão e a Gruta do Natal, provei a gastronomia local e caminhei por os povo e a natureza que Terceira oferece.
    Ao retornar das férias, continuamos com as apresentações que fizemos durante a Semana Europeia da Juventude, com uma apresentação adicional aberta ao público na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo.
    Na semana passada tivemos dois eventos completamente diferentes, na segunda-feira, fomos visitados pelo grupo folclórico Lavradeiras do Vale do Sousa e na quinta-feira foi assinado o protocolo entre a UNESCO e AJITER pela criação do Centro UNESCO "Jovem Insula". Em ambos, eu joguei o trabalho do fotógrafo, algo inesperado, mas eu gostei e parece ter se tornado uma das minhas novas tarefas em AJITER.
    Na mesma semana, começou o torneio de futsal da AJITER, que ainda está em curso e que promove o desporto entre os jovens da ilha. Enquanto eu teria gostado de jogar no torneio, desfruto de aprender mais sobre este desporto, realizando as minhas funções na mesa de anotação.
    A chegada do verão traz um ritmo diferente para a ilha com a chegada de turistas e terceirenses que se movem procurando as melhores festas e praias da região.


    Segunda-Feira, dia 07 de Agosto de 2017

    imprimir     enviar mail

    voltar à página comunidade