Notícias

print

"Sail4Employment" quer usar o mar como recurso para novas ideias de negócio

O novo projeto Erasmus+ da AJITER coloca jovens a bordo de um veleiro em Tenerife para os ajudar a encontrar inspiração para novas ideias de negócio a partir do mar. Promover as potencialidades do mar para a criação de novos serviços turísticos por jovens. É este o grande tema do mais recente projeto Erasmus+ da AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira e que foi apresentado hoje aos jornalistas e entidades locais junto à Marina da cidade de Angra do Heroísmo. A apresentação surge no âmbito de uma reunião internacional que está a decorrer em Angra, nos dias 18 e 19 de fevereiro. 

O projeto chama-se “SAIL4Employment” e é financiado pelo programa comunitário para a mobilidade juvenil, Erasmus+, através da Agência Nacional Juventude em Ação. Trata-se de uma iniciativa inovadora que, apesar de se enquadrar na modalidade de projetos de curta duração, foi desenhada de forma a ter mais do que um público-alvo e atuar em várias frentes para alcançar os resultados propostos. Concretamente, a parceria internacional que está a implementar o projeto, sob a coordenação da AJITER, pretende estimular e facilitar nos jovens o espírito empreendedor e capacidade de compreender um recurso comum como uma valiosa fonte de rendimento. 

Para alcançar esses jovens, o projeto prevê, também, a formação dos chamados youth workers (animadores de juventude). Serão eles que depois irão trabalhar com os jovens e ajudá-los a percorrer o seu próprio percurso de aprendizagem. A parceria internacional é composta pelos parceiros AJITER, de Portugal, a Sail Training Association of Latvia, a Associazione Europalmente, a Finlandesa SNUPU e a espanhola ATYLA. Sendo um projeto fortemente voltado para o mar, três dos parceiros do “SAIL4Employment” são associações que baseiam o seu trabalho na educação a bordo de veleiros-escola. 

Parceria de Ouro:
A ATYLA, a SNUPU e a STALatvia possuem embarcações onde levam a cabo diversos projetos para ensinar jovens a velejar, mas também a respeitar a disciplina que é necessária para a vida a bordo. Durante a apresentação, a representante do parceiro da Letónia, Sintija Lase, e co-criadora do projeto, explicou que a iniciativa é baseada em métodos e dinâmicas da educação não formal e tem três grandes fases: uma reunião preparatória, neste momento a decorrer na ilha Terceira; um training course, ou uma formação de adultos, que tem lugar em Tenerife (Canárias, Espanha), a bordo do barco da associação, o “Spaniel”, e onde os animadores de juventude vão aprender mais sobre as potencialidades do mar e como podem ajudar os jovens das suas comunidades a encontra-las; por fim, numa terceira fase, a decorrer novamente na ilha Terceira, esses animadores vão reunir-se a um grupo de 27 jovens NEET (jovens que não se encontram enquadrados nos sistemas de ensino, formação ou trabalho) para os ajudar a criar ideias inovadoras para novos serviços turísticos utilizando o mar.

Décio Santos, presidente da AJITER, destacou durante a apresentação o carácter inovador do projeto. Para o responsável, este é uma iniciativa com grande potencial para causar efeitos positivos para os jovens, mas também, porque abre a comunidade local a um grande leque de novas oportunidades de futuras parceiras voltadas para o desenvolvimento do mar enquanto recurso turístico. Salientou, ainda, que esta será uma oportunidade única para os participantes, que poderão viver uma experiência enriquecedora a bordo e acompanhados por uma equipa altamente qualificada. Depois da reunião de preparação, o projeto será continuado pelos parceiros, tendo uma duração prevista de oito meses. 

Quanto à próxima fase, o training course em Tenerife, contará com 12 participantes e acontece já a partir do próximo dia 30 de março, prolongando-se até ao dia 6 de abril. Mais informações sobre o SAIL4Employment e outros projeto da AJITER estão em constante atualização através das redes sociais da associação, e também através do website, ajiter.pt. 


2020-03-20 00:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por