Notícias

print

Primeira reunião do projeto Modamac decorre em Gran Canaria para promover a moda na Macaronésia

O projeto Modamac é liderado pelo Cabildo de Gran Canaria e integrado pelo Cabildo de Tenerife e La Palma, associações e instituições de Portugal e os Ministérios da Cultura do Senegal e Cabo Verde. Os parceiros do projeto Modamac, liderados pelo Cabildo de Gran Canaria, realizaram hoje sua primeira reunião de coordenação em Gran Canaria para definir as tarefas em execução, que serão desenvolvidas até 2022 para promover o setor de design de moda da Macaronésia, em melhorar a capacidade de exportação das empresas e aumentar a cooperação regional, além de atrair investimentos para as Ilhas Canárias, Madeira e Açores. 

Modamac é uma iniciativa ambiciosa apresentada pelo Cabildo de Gran Canaria ao Programa Operacional de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020 e que obteve financiamento de 85% dos fundos da FEDER. Será um exemplo de cooperação das instituições insulares e da região, bem como um salto qualitativo para o setor. Na realidade, este projeto tem um orçamento de quase 1,3 milhão de euros, dura 36 meses e oito parceiros irão participar: o Cabildo de Gran Canaria, a Instituição Insular de Tenerife, a Sodepal do Cabildo de La Palma, a Associação de Jovens Empresários Madeirenses, a Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, a AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, o Ministério da Cultura do Senegal e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde. 

Com esta iniciativa, os designers de moda destas regiões terão pela primeira vez espaços de formação, promoção e marketing na especializados Macaronésia, e terão a oportunidade de descobrir novas experiências de design e moda da região. Durante a reunião realizada hoje, cada parceiro apresentou as propostas que fará até 2022 e, à tarde, realizaram um workshop de moda de uma das empresas parceiras da Gran Canaria, a Moda Cálida e as propostas da Escola Superior de Arte e Design de Gran Canaria. 

Um roteiro até agosto de 2022 
O projeto Modamac concorreu aos fundos FEDER sob o nome "Cooperação comercial para acesso ao mercado externo e atração de investimentos da indústria de moda e vestuário da região da Macaronésia" e possui um roteiro com ações que vão até agosto de 2022. Essas ações incluem um diagnóstico da capacidade de exportação das empresas, além de capacitar empreendedores em marketing, gestão aduaneira e inovação e incentivar a sua abordagem internacional, bem como a adesão de novos empreendedores. 

Também será criado um Cluster de Moda da Macaronésia, que promoverá Tenerife, com uma estratégia conjunta e uma imagem de marca, e serão desenvolvidos dias de intercâmbio de experiências. Da mesma forma, as empresas com potencial de exportação terão um programa de consultoria e apoio individual, e serão promovidas reuniões promocionais de moda para criar espaços de marketing. 

O Modamac também promoverá missões comerciais dentro e fora da região e realizará um fórum de atração de investimentos com empresas, operadores e produtores do setor têxtil. Além disso, permitirá que as marcas participem em feiras ou eventos de moda, como a Semana de Moda de Dakar, Tenerife Fashion, Warm Fashion, Madeira Fashion e Isla Bonita Fashion. Este projeto inovador também promoverá o intercâmbio intercultural com os países africanos vizinhos nos campos de design, produção e marketing, tornando-o numa mostra do potencial criativo da região e um impulsionando o setor. 27 de janeiro de 2020 



Fonte:
https://noticias8islas.com/1a-reunion-proyecto-modamac-gran-canaria-promocionar-moda-macaronesia/?bclid=IwAR1Cz_tE_TtRi1QKijeQWrTI- NGJfYTySU3OWDwbWg98v4ICtEvPECRRZd4


2020-06-27 01:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por