» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (88)

Gostei (18)

Indiferente (0)

Não Vi (24)

Detestei (11)

Não Gostei (5)


    Visitar AJITER no Twitter

    Formação Internacional, promovida pela AJITER, junta participantes de 9 países na Terceira
    (Foto: Décio Santos, Presidente da AJITER, na apresentação do projeto)

    Foi, ontem, apresentado o projecto que a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira promove entre os próximos dias 9 e 18 de março. Trata-se da primeira formação internacional organizada por esta organização terceirense, sendo a mesma subordinada ao tema “Facilitation Skills for youth workers and NGO Leaders” - que é mais ou menos como quem diz “Competências de Facilitação para Trabalhadores Juvenis e Líderes Associativos” - e juntará na ilha Terceira profissionais ligados à juventude e jovens líderes europeus, provenientes de nove países.

    Segundo Décio Santos, Presidente da AJITER “…ao todo este projeto integrará 30 participantes oriundos do Reino Unido, Itália, Hungria, Espanha, Croácia, Grécia, Roménia, Lituânia e Portugal e com idades compreendidas entre os 23 e os 42 anos. De referir que estes 30 participantes foram seleccionados de um universo de 150 candidaturas e manifestações de interesse, sendo de salientar que esta oferta formativa foi divulgada numa grande rede europeia de divulgação de oportunidades de formação, a plataforma “Salto-Youth.net” e muito nos surpreendeu o grande interesse que a mesma despertou. A este grande interesse não foi alheia a combinação e entre o tema e a sua realização no arquipélago dos Açores…”, frisou o responsável.

    Por outro lado a AJITER pretende dar oportunidade de participação nesta formação a três jovens terceirenses, sendo que estão abertas as candidaturas até ao próximo sábado, dia 7 de março, devendo os interessados em beneficiar desta experiência apresentar a sua candidatura no Formulário, sendo que mais informações podem ser obtidas através do e-mail secretariado@ajiter.pt ou dos telefones 295 212 409/10.

    O Presidente da AJITER referiu, também que “Esta é uma iniciativa enquadrada e financiada pelo novo programa europeu de mobilidade e aprendizagem, para o período de programação 2014-2020, “Erasmus+ Juventude em Ação”, a qual tem vários objetivos que vão desde a capacitação dos profissionais e jovens líderes em matéria do trabalho com jovens e promoção do seu desenvolvimento pessoal e social; incentivo à construção e definição de laços de cooperação que possibilitem a promoção de projetos de desenvolvimento local no futuro; possibilitar a dinamização da economia local em tempo de época baixa e contribuir para as estratégias regionais de divulgação e promoção da notoriedade dos Açores tendo em vista os objetivos de desenvolvimento por todos conhecidos e partilhados.

    As atividades deste projeto decorrerão na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, ficando os seus participantes instalados no centro da Cidade da Praia da Vitória. Para além dos períodos destinados às atividades formativas haverá, igualmente, espaço para que os participantes conheçam alguns dos pontos de maior relevância histórica e turística da ilha Terceira bem como algumas das tradições locais.

    É de referir, no entanto, que este projeto não se trata de uma iniciativa isolada, ou seja, a AJITER tem, desde 2013 a esta parte, “…vindo investir muito tempo e recursos no intuito de potenciar o aproveitamento, por parte dos jovens açorianos, das oportunidades de mobilidade e aprendizagem…”, numa estratégia que se reflete tanto do ponto de vista dos projetos que tem acolhido na ilha Terceira, à semelhança deste, como dos vários projetos em que esta entidade é parceira no estrangeiro e que tem possibilitado e irá continuar a possibilitar aos jovens açorianos experiências de mobilidade e aprendizagem fora de portas.

    Em relação a números, desde 2013, este é o quarto projeto internacional que a AJITER acolhe sendo que, no total, os mesmos já permitiram a deslocação à ilha Terceira de 26 grupos de jovens oriundos de 13 diferentes países comunitários e não só. Do ponto de vista dos projetos de envio, a AJITER tem prevista, para breve, a divulgação junto do seu público-alvo de sete oportunidades de mobilidade e aprendizagem no estrangeiro.
    Quarta-Feira, dia 04 de Março de 2015

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: