» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (85)

Gostei (17)

Indiferente (0)

Não Vi (22)

Detestei (10)

Não Gostei (5)


REGULAMENTO do Angra Sound Bay 2018

XIII Torneio de Futsal AJITER

    Visitar AJITER no Twitter

    Fase Prática do Projecto “Islanders” arranca este domingo
    Parte este domingo, dia 1 de maio, um grupo composto por dez jovens terceirenses rumo à ilha de Malta, um estado situado no centro do Mar Mediterrâneo que é parte integrante da União Europeia. A equipa, orientada pela AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, parte com o objectivo de aprender mais sobre turismo e identificar potencialidades ao nível da criação de soluções inovadoras nesta área. Estes jovens, além de contribuir para a dinamização da oferta turística poderão, também, concorrer para a sua própria empregabilidade.
    Ontem, dia 26 de maio, decorreu na sede da AJITER uma reunião preparatória para alinhavar os últimos detalhes da viagem. O grupo juntou-se cara-a-cara pela primeira vez e teve a oportunidade de estabelecer os seus objectivos para a formação, que acontece em Malta, entre os dias 2 e 12 de maio e que marca o início da fase prática do projeto.
    Durante a reunião, o Presidente da AJITER, Décio Santos, explicou o “Islanders” aos participantes e salientou a importância deste tipo de projectos de mobilidade internacional para o crescimento individual dos jovens. De acordo com o responsável, estes projetos são um momento único para a fomentação de ferramentas e valores e para a criação de cidadãos europeus mais capazes.
    Adiantou, ainda, que esta é a primeira experiência da AJITER com projetos Erasmus+ enquadrados na Acção-Chave 2, que prevê a mobilidade para a criação de Parcerias Estratégicas. A diferença entre projectos desta Acção-Chave, por onde a associação pretende enveredar cada vez mais, e os projectos de mobilidade que já tem feito reside, essencialmente, na duração e dimensão dos resultados pretendidos. Pretende-se, portanto, um diálogo concertado entre os quatro parceiros envolvidos e os seus participantes, que produza resultados válidos com repercussões na capacidade de empregabilidade dos jovens.
    “Islanders”
    O projecto em que o grupo de dez jovens embarca no domingo, o “Islanders”, resulta de uma parceria entre as ilhas europeias de Malta, Terceira (através da AJITER), Creta (na Grécia) e Sardenha (na Itália), ao abrigo do financiamento do programa da União Europeia, Erasmus+, na sua Acção-Chave 2.
    O “Islanders” é um projeto com a duração de dois anos, que almeja a capacitação dos jovens através do turismo local. Concretamente, cada uma das quatro ilhas participantes preparou um grupo de dez jovens em situações de fragilidade económica ou social (os chamados NEETS, jovens identificados pela União Europeia como desenquadrados ao nível do emprego, educação e formação).
    Estes quatro grupos juntam-se, agora, em Malta para uma formação de dez dias, onde poderão adquirir competências essenciais para o seu futuro. Além de adquirir conhecimentos na área do turismo local e sustentável, terão a oportunidade de inovar na área, através do planeamento de uma ideia de actividade turística a implementar nas suas ilhas de origem.

    A AJITER
    A Associação Juvenil da Ilha Terceira – AJITER, é uma instituição sem fins lucrativos, declarada Instituição de Utilidade Pública, constituída em Abril de 2003 com objetivos ao nível da promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens bem como do desenvolvimento local. Esta instituição tem implementado, ao longo dos seus 13 anos de existência, um vasto trabalho em várias áreas, o qual tem tido como face mais visível nos últimos anos, a cooperação internacional, assumindo já um papel de relevo junto das organizações congéneres a nível europeu.

    Mais informações sobre o projeto em www.ajiter.pt, em www.facebook.com/ajiter.pt ou através do contacto 295 212 409.

    Entrevista ao presidente da AJITER, Décio Santos
    In Açores Hoje, RTP-Açores, 18 abril 2016:
    http://www.rtp.pt/play/p1766/e232279/acores-hoje/494163
    [min. 14:00]
    Quarta-Feira, dia 27 de Abril de 2016

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: