» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (83)

Gostei (17)

Indiferente (0)

Não Vi (22)

Detestei (10)

Não Gostei (2)


XIII Torneio de Futsal AJITER

    Visitar AJITER no Twitter

    AJITER abre Centro UNESCO “Jovem Ínsula”
    Realizou-se, esta quinta-feira, na Casa do Jardim duque da Terceira, em Angra do Heroísmo, a assinatura do Protocolo entre a Comissão Nacional da Unesco e Associação Juvenil da Ilha Terceira - AJITER com vista à criação do mais recente Centro UNESCO, ou seja, o “Jovem Insula”.
    A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença e intervenção de entidades regionais e nacionais, nomeadamente, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias; o Vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural das Infraestruturas e Mobilidade da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Osório Silva; o Vereador com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles e, com a Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito.
    Considerando o interesse de ambas as instituições no reforço do seu relacionamento, o Presidente da Associação Juvenil da Ilha Terceira, Décio Santos, salienta que a abertura do “Centro UNESCO Jovem Ínsula” tem enquadramento da missão da AJITER no que se refere promoção de uma cidadania mais activa e participativa junto dos jovens assente numa aposta muito vincada na educação e inclusão Social. O Presidente finalizou a sua intervenção agradecendo o apoio do Governo Regional, Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória em relação a todo o apoio dado à atividade da associação e, também, à UNESCO pela confiança demonstrada em matéria de cooperação.
    Reforçando que os Açores estão ligados de uma forma especial à UNESCO - tendo sido a Cidade Património Mundial da Humanidade Angra do Heroísmo a primeira candidata nacional reconhecida com o título da UNESCO, a Secretária Executiva da Comissão Nacional, Rita Brito, enaltece a relação de confiança entre ambas as organizações, registando a relevância das mesmas na missão de incrementar o movimento juvenil de um forma ativa na comunidade para uma tradução prática da missão UNESCO.
    Fortalecendo o papel da AJITER pela comunidade, principalmente, pelo público jovem o Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Osório Silva, felicita Décio Santos, Presidente da Associação Juvenil da Ilha Terceira, por todo o trabalho desenvolvido, considerando, que o protocolo com a Comissão Nacional da UNESCO pode valorizar o papel dos jovens na valorização do Património da Terceira, sendo que, a AJITER passa a ter um desafio interessante podendo dar contributo ao Geoparque e aumentar as potencialidades da Ilha.
    O Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles, distingue a UNESCO no seu papel de reconhecimento de bons programas e boas entidades, como a AJITER, referindo, que esta é um bom exemplo do bom trabalho que se tem desenvolvido na Terceira e nos Açores em prol dos jovens. Refere ainda, que Câmara de Angra do Heroísmo vê e reconhece a importância desta parceria, considerando, uma mais-valia para a dinamização da diversidade cultural e responsabilidade das relações humanas, não só no concelho, mas, da Ilha Terceira.

    Considerando o desenvolvimento da parceria, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, lança o desafio à Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, para que em 2018 o Encontro dos Centros e Clubes UNESCO seja feito na Cidade Património, Angra do Heroísmo. Após, o desafio, Berto Messias, saúda a AJITER pelo que representa para o governo em prol da juventude, enaltecendo, os seus 15 anos de contributo e credibilidade junto da juventude açoriana de forma ímpar sendo hoje uma referência no trabalho com os jovens. Berto Messias, reforça o relacionamento que a associação mantém com os jovens e que nunca esta se fechou sobre si própria, procurando sempre parcerias regionais e comunitárias, garantindo e trabalhando para principalmente quem está estudar lá fora, volte com uma maior qualidade de vida.
    Sexta-Feira, dia 21 de Julho de 2017

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: