» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (88)

Gostei (18)

Indiferente (0)

Não Vi (24)

Detestei (11)

Não Gostei (5)


    Visitar AJITER no Twitter

    Projeto “Re|Thinking Food Waste” com jovens da Bulgária, Hungria, Croácia e Itália
    Pousada da Juventude recebe
    Intercâmbio Erasmus+ da AJITER


    A AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, vai receber de 13 a 22 de novembro um intercâmbio de jovens provenientes de vários países europeus, ao abrigo do programa Erasmus+. A atividade vai decorrer no espaço da Pousada da Juventude da Ilha Terceira, em São Mateus, e junta 25 jovens vindos de Portugal, Bulgária, Itália, Croácia e Hungria.
    O Intercâmbio, sob a temática “Re|Thinking Food Waste: Strategies to Lessen Food Waste in Europe” (“Repensar o Desperdício Alimentar: Estratégias para Reduzir o Desperdício Alimentar na Europa”) promete desafiar os jovens a encontrar estratégias para combater a utilização abusiva de recursos alimentares na europa. Esta é, aliás, uma das metas da estratégia europeia para o ano de 2020 e está intimamente ligada à redução da pegada ecológica e das emissões de CO2 para a atmosfera.
    Ao longo de dez dias de actividades, os participantes do intercâmbio irão abordar o tema através de jogos, debates, workshops e exercícios baseados numa abordagem não-formal que procura a auto-responsabilização da educação. Pretende-se que a curva de aprendizagem seja, em certa medida, controlada pelos próprios jovens, de forma a estimular a retenção de hábitos de vida mais conscienciosos. As atividades irão decorrer no espaço da Pousada da Juventude e, também, por outros pontos da ilha, com visitas à Escola Básica e Jardim de Infância de São Mateus, ao Centro Histórico de Angra do Heroísmo, à Reserva Natural do Monte Brasil e ao Porto de Pescas de São Mateus.
    Além de debater o tema, a organização pretende criar um espaço livre de preconceitos onde se promova a interculturalidade e a tolerância, seguindo as máximas do programa de mobilidade comunitário, Erasmus+. Além disso, os jovens terão a oportunidade de comunicar e desenvolver as suas competências no uso da língua inglesa, ao mesmo tempo que têm contacto com outras culturas e realidades.
    Esta é uma iniciativa com a assinatura da AJITER e que recebe o seu apoio e enquadramento através da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e, assim, dos fundos Erasmus+. O intercâmbio “Re|Thinking Food Waste” dá o pontapé de saída na próxima terça-feira, com uma Sessão de Abertura aberta ao público a decorrer a partir das 14h30, na Pousada da Juventude da Ilha Terceira . A entrada é livre e está aberta a todos os interessados e curiosos que pretendam saber mais sobre as oportunidades do mundo do Erasmus+.
    Domingo, dia 12 de Novembro de 2017

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: