» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (89)

Gostei (18)

Indiferente (0)

Não Vi (24)

Detestei (11)

Não Gostei (5)


REGULAMENTO do Angra Sound Bay 2019

    Visitar AJITER no Twitter

    "Navegar para o Emprego" quer usar o mar como recurso em novas ideias de negócio
    O novo projeto Erasmus+ da AJITER coloca jovens a bordo de um veleiro em Tenerife para os ajudar a encontrar inspiração para novas ideias de negócio a partir do mar.

    Promover as potencialidades do mar para a criação de novos serviços turísticos por jovens. É este o grande tema do mais recente projeto Erasmus+ da AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira e que foi apresentado hoje aos jornalistas e entidades locais junto à Marina da cidade de Angra do Heroísmo. A apresentação surge no âmbito de uma reunião internacional que está a decorrer em Angra, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

    O projeto chama-se “SAIL4Employment” e é financiado pelo programa comunitário para a mobilidade juvenil, Erasmus+, através da Agência Nacional Juventude em Ação. Trata-se de uma
    iniciativa inovadora que, apesar de se enquadrar na modalidade de projetos de curta duração, foi desenhada de forma a ter mais do que um público-alvo e atuar em várias frentes para alcançar os resultados propostos.

    Concretamente, a parceria internacional que está a implementar o projeto, sob a coordenação da AJITER, pretende estimular e facilitar nos jovens o espírito empreendedor e capacidade de compreender um recurso comum como uma valiosa fonte de rendimento. Para alcançar esses jovens, o projeto prevê, também, a formação dos chamados youth workers (animadores de juventude). Serão eles que depois irão trabalhar com os jovens e ajudá-los a percorrer o seu próprio percurso de aprendizagem.

    A parceria internacional é composta pelos parceiros AJITER, de Portugal, a Sail Training Association of Latvia, a Associazione Europalmente, a Finlandesa SNUPU e a espanhola ATYLA. Sendo um projeto fortemente voltado para o mar, três dos parceiros do “SAIL4Employment” são associações que baseiam o seu trabalho na educação a bordo de veleiros-escola. A ATYLA, a SNUPU e a STALatvia possuem embarcações onde levam a cabo diversos projetos para ensinar jovens a velejar, mas também a respeitar a disciplina que é necessária para a vida a bordo.
    Durante a apresentação, a representante do parceiro da Letónia, Sintija Lase, e co-criadora do projeto, explicou que a iniciativa é baseada em métodos e dinâmicas da educação não formal e tem três grandes fases: uma reunião preparatória, neste momento a decorrer na ilha Terceira; um training course, ou uma formação de adultos, que tem lugar em Tenerife (Canárias, Espanha), a bordo do barco da associação, o “Spaniel”, e onde os animadores de juventude vão aprender mais sobre as potencialidades do mar e como podem ajudar os jovens das suas comunidades a encontra-las; por fim, numa terceira fase, a decorrer novamente na ilha Terceira, esses animadores vão reunir-se a um grupo de 27 jovens NEET (jovens que não se encontram enquadrados nos sistemas de ensino, formação ou trabalho) para os ajudar a criar ideias inovadoras para novos serviços turísticos utilizando o mar.

    Décio Santos, presidente da AJITER, destacou durante a apresentação o carácter inovador do projeto. Para o responsável, este é uma iniciativa com grande potencial para causar efeitos positivos para os jovens, mas também, porque abre a comunidade local a um grande leque de novas oportunidades de futuras parceiras voltadas para o desenvolvimento do mar enquanto recurso turístico. Salientou, ainda, que esta será uma oportunidade única para os participantes, que poderão viver uma experiência enriquecedora a bordo e acompanhados por uma equipa altamente qualificada.

    Depois da reunião de preparação, o projeto será continuado pelos parceiros, tendo uma duração
    prevista de oito meses. Quanto à próxima fase, o training course em Tenerife, contará com 12
    participantes e acontece já a partir do próximo dia 30 de março, prolongando-se até ao dia 6 de abril.

    Mais informações sobre o SAIL4Employment e outros projeto da AJITER estão em constante
    atualização através das redes sociais da associação, e também através do website, ajiter.pt.
    Quinta-Feira, dia 20 de Fevereiro de 2020

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: