» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (89)

Gostei (18)

Indiferente (0)

Não Vi (24)

Detestei (11)

Não Gostei (5)


REGULAMENTO do Angra Sound Bay 2019

    Visitar AJITER no Twitter

    Jovens Treinadores criam kit para promover a prática desportiva
    A AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, e a AJFB - Associação de Jovens da Fonte Bastardo foram parceiros durante a passada semana, num projeto Eramus+ Desporto, que trouxe à ilha Terceira um grupo de 27 jovens de Portugal, Lituânia, Bulgária e Grécia. Durante uma semana de treinos intensiva, o grupo de jovens levou a cabo uma série de atividades que teve como objetivo criar um manual de apoio para treinadores europeus que trabalham com jovens atletas.
    O projeto intitula-se “Sports4Life: Non-Formal Toolkit for Grassroots” (algo como “Desporto para a Vida: Kit de Educação Não-Formal para Desportos de Base”) e decorreu entre a sala de formação da Academia daJuventude e das Artes, na Praia da Vitória, e o Pavilhão Desportivo do Porto Martins, onde a AJFB tem levado a cabo os treinos de grande parte das suas equipas de formação.
    De acordo com o presidente da AJITER, Décio Santos, e responsável pela implementação, o projeto “Sports4Life” constitui uma nova aposta da associação, representando uma investida significativa na área do desporto internacional. Trata-se de uma área em que a AJITER tem vindo a trabalhar nos últimos anos, procurando sempre incentivar os jovens à prática desportiva e à adopção de estilos de vida mais
    saudáveis.
    O projeto “Sports4Life” resulta de uma parceria criada entre as duas associações terceirenses AJITER e AJFB, com outros três parceiros europeus, a Champions Factory (Bulgária), a Solidarity Tracks (Grécia) e a Active Youth (Lituânia). O projeto quer colocar a ilha Terceira no mapa desportivo da Europa, incentivando a
    prática desportiva nos mais novos, através da capacitação de treinadores dos quatro países do projeto. Para isso, o “Sports4Life” está a criar um toolkit - um género de manual - com sugestões de exercícios e conselhos para treinadores que queiram incentivar crianças em idades escolar a praticar desporto, resultado da semana de treinos que teve lugar na ilha Terceira, entre 09 e 13 de março.
    Ao longo da semana, os 27 jovens treinadores participaram num conjunto de atividades e workshops baseados em técnicas de educação não-formal, construídas de forma a permitir que cada participante tenha um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Além disso, os visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor a ilha, visitando o Algar do Carvão e Furnas, o Trilho da Rocha do Chambre e participando numa noite intercultural.

    Ensinar desporto

    A ideia do projeto “Sports4Life” é ajudar treinadores a criar gosto pela prática desportiva nos mais novos. Para isso, juntou na ilha Terceira um grupo de jovens treinadores para criar e testar um conjunto de atividades e conselhos que irão compor o manual que resultará do projeto. Este manual será, depois, partilhado pela rede de cada parceiro e na plataforma de resultados do programa Erasmus+, no sentido de
    chegar ao maior número possível de treinadores e animadores de juventude.
    Deste manual irão constar os resultados das várias etapas do projeto: uma reunião de preparação, que decorreu nos dias 23 e 24 de janeiro na ilha Terceira e a formação intensiva para 27 treinadores que decorreu nas instalações da AJFB. Incluirá, ainda, e o tratamento de dados que foram recolhidos através de um questionário online que recolheu respostas ao longo do último mês.
    Enquanto parceiro especializado em desporto, a AJFB contribuiu com a disponibilização de treinadores, espaço e equipamentos de treino, bem como com fundamental conhecimento na área. Já à AJITER, cabe a coordenação do projeto junto da entidade financiadora, a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency – EACEA). Este é um projeto financiado pelo programa de mobilidade comunitário Erasmus+ Desporto, através da sua subcategoria Pequenas Parcerias de Colaboração.

    Há mais informações sobre os resultados e trabalhos da iniciativa no website e redes
    sociais da AJITER, ou através do website do projeto, sports4life.online.
    Segunda-Feira, dia 16 de Março de 2020

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: