» Conhece aqui todas as parcerias do Cartão AJITER;                                                



Qual a sua opinião acerca da "AJITER (EM) REVISTA"?

Gostei Muito (89)

Gostei (18)

Indiferente (0)

Não Vi (24)

Detestei (11)

Não Gostei (5)


Sports4Life: Non-Formal Toolkit for Grassroots

REGULAMENTO do Angra Sound Bay 2019

    Visitar AJITER no Twitter

    Jovens Treinadores criam kit para promover a prática desportiva
    A AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, e a AJFB - Associação de Jovens da Fonte Bastardo foram parceiros durante a passada semana, num projeto Eramus+ Desporto, que trouxe à ilha Terceira um grupo de 27 jovens de Portugal, Lituânia, Bulgária e Grécia. Durante uma semana de treinos intensiva, o grupo de jovens levou a cabo uma série de atividades que teve como objetivo criar um manual de apoio para treinadores europeus que trabalham com jovens atletas.
    O projeto intitula-se “Sports4Life: Non-Formal Toolkit for Grassroots” (algo como “Desporto para a Vida: Kit de Educação Não-Formal para Desportos de Base”) e decorreu entre a sala de formação da Academia daJuventude e das Artes, na Praia da Vitória, e o Pavilhão Desportivo do Porto Martins, onde a AJFB tem levado a cabo os treinos de grande parte das suas equipas de formação.
    De acordo com o presidente da AJITER, Décio Santos, e responsável pela implementação, o projeto “Sports4Life” constitui uma nova aposta da associação, representando uma investida significativa na área do desporto internacional. Trata-se de uma área em que a AJITER tem vindo a trabalhar nos últimos anos, procurando sempre incentivar os jovens à prática desportiva e à adopção de estilos de vida mais
    saudáveis.
    O projeto “Sports4Life” resulta de uma parceria criada entre as duas associações terceirenses AJITER e AJFB, com outros três parceiros europeus, a Champions Factory (Bulgária), a Solidarity Tracks (Grécia) e a Active Youth (Lituânia). O projeto quer colocar a ilha Terceira no mapa desportivo da Europa, incentivando a
    prática desportiva nos mais novos, através da capacitação de treinadores dos quatro países do projeto. Para isso, o “Sports4Life” está a criar um toolkit - um género de manual - com sugestões de exercícios e conselhos para treinadores que queiram incentivar crianças em idades escolar a praticar desporto, resultado da semana de treinos que teve lugar na ilha Terceira, entre 09 e 13 de março.
    Ao longo da semana, os 27 jovens treinadores participaram num conjunto de atividades e workshops baseados em técnicas de educação não-formal, construídas de forma a permitir que cada participante tenha um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Além disso, os visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor a ilha, visitando o Algar do Carvão e Furnas, o Trilho da Rocha do Chambre e participando numa noite intercultural.

    Ensinar desporto

    A ideia do projeto “Sports4Life” é ajudar treinadores a criar gosto pela prática desportiva nos mais novos. Para isso, juntou na ilha Terceira um grupo de jovens treinadores para criar e testar um conjunto de atividades e conselhos que irão compor o manual que resultará do projeto. Este manual será, depois, partilhado pela rede de cada parceiro e na plataforma de resultados do programa Erasmus+, no sentido de
    chegar ao maior número possível de treinadores e animadores de juventude.
    Deste manual irão constar os resultados das várias etapas do projeto: uma reunião de preparação, que decorreu nos dias 23 e 24 de janeiro na ilha Terceira e a formação intensiva para 27 treinadores que decorreu nas instalações da AJFB. Incluirá, ainda, e o tratamento de dados que foram recolhidos através de um questionário online que recolheu respostas ao longo do último mês.
    Enquanto parceiro especializado em desporto, a AJFB contribuiu com a disponibilização de treinadores, espaço e equipamentos de treino, bem como com fundamental conhecimento na área. Já à AJITER, cabe a coordenação do projeto junto da entidade financiadora, a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency – EACEA). Este é um projeto financiado pelo programa de mobilidade comunitário Erasmus+ Desporto, através da sua subcategoria Pequenas Parcerias de Colaboração.

    Há mais informações sobre os resultados e trabalhos da iniciativa no website e redes
    sociais da AJITER, ou através do website do projeto, sports4life.online.
    Segunda-Feira, dia 16 de Março de 2020

    imprimir     enviar mail

    voltar à página noticias

    Palavras Chave: