Notícias

print

Intercâmbio Erasmus+ " Sail4Employment" terminou

Terminou o intercâmbio Erasmus+  " Sail4Employment", que se realizou entre 22 de Setembro e 2 de Outubro na cidade da Praia da Vitória, juntando jovens da Letónia, Itália, Finlândia, Espanha e Portugal, com organização da AJITER.

Esta atividade contou com um total de 27 participantes, oriundos dos referidos países, tendo sido a atividade final de um projeto que contou também com uma visita prévia de preparação bem como uma formação que decorreu bordo de um veleiro na letónia.

Promover as potencialidades do mar para a criação de novos serviços turísticos por jovens foi este o seu grande tema.  O projeto  é financiado pelo programa comunitário para a mobilidade juvenil, Erasmus+, através da Agência Nacional Juventude em Ação.
 
Concretamente, a parceria internacional que implementou o projeto, sob a coordenação da AJITER, pretendeu estimular e facilitar nos jovens o espírito empreendedor e capacidade de compreender um recurso comum como uma valiosa fonte de rendimento. Para alcançar esses jovens, o projeto previu, também, a formação dos chamados youth workers (animadores de juventude). Tem sido eles a  trabalhar com os jovens e ajudá-los a percorrer o seu próprio percurso de aprendizagem.

PARCEIROS:
A parceria internacional foi composta pelos parceiros AJITER, de Portugal, a Sail Training Association of Latvia, a Associazione Europalmente, a Finlandesa SNUPU e a espanhola ATYLA. Sendo um projeto fortemente voltado para o mar, três dos parceiros do “SAIL4Employment” são associações que baseiam o seu trabalho na educação a bordo de veleiros-escola. A ATYLA, a SNUPU e a STALatvia possuem embarcações onde levam a cabo diversos projetos para ensinar jovens a velejar, mas também a respeitar a disciplina que é necessária para a vida a bordo.
 
Durante a apresentação do projeto que decorreu aquando da reunião de apresentação na Ilha Terceira, entre 18 e 19 de fevereiro de 2020, a representante do parceiro da Letónia, Sintija Lase, e co-criadora do projeto, explicou que a iniciativa é baseada em métodos e dinâmicas da educação não formal e tem três grandes fases: uma reunião preparatória, neste momento a decorrer na ilha Terceira; um training course, ou uma formação de adultos, que teria lugar em a bordo do barco da associação, o “Spaniel”, e onde os animadores de juventude iriam aprender mais sobre as potencialidades do mar e como podem ajudar os jovens das suas comunidades a encontra-las; por fim, numa terceira fase,  que decorreu agora novamente na ilha Terceira, esses animadores reuniram-se a um grupo de 27 jovens NEET (jovens que não se encontram enquadrados nos sistemas de ensino, formação ou trabalho) para os ajudar a criar ideias inovadoras para novos serviços turísticos utilizando o mar.

2022-10-03 00:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por