
Projeto Erasmus+ "Trash the Trends, Save the Planet" na Bulgaria
Cinco jovens açorianos de várias ilhas participaram, entre 21 e 29 de junho, na cidade de PLOVDIV, na Bulgária, no projeto de intercâmbio, enquadrado no âmbito do programa de mobilidade e aprendizagem europeu “Erasmus+” intitulado "Trash the Trends, Save the Planet" ou seja “Acabe com as tendências, salve o planeta”.
Trata-se de uma iniciativa da AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira e diversos seus parceiros, nomeadamente, a Associação “Get Involved” da Bulgária que acolheu e coordenou o projeto bem como as organizações “Creative Youth Academy” da Turquia, “Zagorska kreativna udruga mladih” da Croácia, “SCOUT SOCIETY” da Roménia, “South friends” de Espanha e “Easysustainability” de Itália, tendo no total participado 35 jovens.
O grupo da AJITER foi liderado por Angela Chumbinho e constituído por André Pereira, Inês Antunes, Ricardo Silva e Inês Silva.
O projeto «Trash the Trends, Save the Planet» (Acabe com as tendências, salve o planeta) visou envolver os jovens na abordagem crítica do impacto ambiental e social da “moda rápida” e do “greenwashing”. Através de atividades criativas, como a criação de livros digitais interativos, colaboração internacional e campanhas locais, o projeto desafia o consumismo e promove um comportamento ecologicamente consciente entre os jovens.
Desde 2012 a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira tem tido um grande empenho em dinamizar o programa Erasmus+ na ilha Terceira e nos Açores em geral, disponibilizando aos jovens este tipo de experiências de mobilidade com objetivos de aprendizagem.
Aparte disso, a AJITER integra também a Rede Europeia “EURODESK” disponibilizando nas suas instalações informações e oportunidades aos jovens nestes domínios. Como até aqui, com mais de 20 anos de trabalho em prol dos jovens, continuará a desenvolver estes esforços.
2025-07-01 12:00:00