Projeto NOT SKIP



O projeto "NOT SKIP: Network of Organizations for Promoting Skills for Participation", cujo consórcio composto por organizações de 6 países é integrado pela AJITER, na qualidade de representante português.

Este projeto decorre no âmbito do programa CERV, financiado pelo fundo da União Europeia para a Justiça, Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV - Citizens, Equality, Rights and Values, na referência em inglês) e irá decorrer durante dois anos, até 2026, contando o seu plano de ação com diversas conferências e demais ações cujo objetivo fundamental é promover competências para a promoção da participação cívica junto das populações.

Este projeto é coordenado pela organização Fattoria Pugliese Diffusa APS (Itália) tendo participação, como já referido da Associação Juvenil da Ilha Terceira - AJITER (Portugal), Musninkų kaimo bendruomenė (Lithuania), Município de Fyli (Greece), Asociatia Nameless Art (Romania) e do Grupo de Ação Local  „Dolina Rzeki Grabi” (Polónia).

NOT SKIP: KICK OFF MEETING

Os 6 parceiros do projeto NOT SKIP encontraram-se de 14 a 17 de outubro de 2024, em Lodz (Polônia), sendo acolhidos pela LGD, no primeiro evento internacional in-situ.
A reunião focou-se na coordenação e gestão do projeto, garantindo que todas as atividades do projeto seguirão a mesma estrutura. O primeiro dia abordou os tópicos da parceria e tarefas do NOT SKIP (apresentação dos parceiros, experiência, atividades) e o papel nacional e internacional dos cidadãos na vida democrática (palestrantes nacionais). O segundo dia focou a gestão geral do projeto, comunicação, plano de disseminação, informações financeiras.

Fica o convite para leitura e consulta do relatório do 1º Pacote de Trabalho (WP - Working Package 1) disponível AQUI.

NOT SKIP: 2.º Encontro Europeu «Competências de Formação para a Democracia»

De 7 a 10 de maio de 2025, a Fattoria Pugliese Diffusa APS (IT) acolheu em Gallipoli e Taurisano o segundo Encontro Europeu do Projeto NOTSKIP, intitulado «Competências de Formação para a Democracia».

O evento reuniu 25 participantes internacionais de seis países e 83 participantes locais para quatro dias de formação, intercâmbio cultural e envolvimento cívico. Os destaques incluíram uma simulação do Parlamento Europeu, uma formação na metodologia Street Debate e uma vibrante celebração do Dia da Europa com autoridades locais, estudantes e voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.

O projeto irá agora avançar com 24 facilitadores formados que irão liderar campanhas de sensibilização locais em toda a Europa para promover a democracia participativa, especialmente em comunidades rurais e sub-representadas.

Convidamo-lo a ler o relatório do 2.º Pacote de Trabalho neste documento.



Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.


Co-financiado/Apoiado por