Trata-se de uma iniciativa ambiciosa apresentada ao Programa Operacional de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020 e que obteve financiamento de 85% dos fundos europeus, significando um salto qualitativo para o setor e um exemplo de cooperação das instituições insulares e das regiões.
Juntando-se à AJITER e ao Cabildo de Gran Canaria, osurgem o Cabildo Insular de Tenerife e a empresa Sodepal do Cabildo de La Palma, para além da Associação de Jovens Empresários Madeirenses e do Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Às instituições da Canárias e Açores, acrescem o Ministério da Cultura do Senegal e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde.
Com este projeto, os designers de moda das regiões participantes terão a oportunidade de acesso a espaços de aprendizagem, aconselhamento em termos de promoção e marketing, mas também compartilharão locais de encontro com criadores de outras regiões desenvolvendo novas experiências específicas na área.
Entre as acções e actividades propostas, está um diagnóstico da capacidade de exportação das empresas e a formação de empreendedores em marketing, gestão aduaneira e inovação, além de incentivar a sua abordagem internacional, bem como a adesão de novos empreendedores.
Será, ainda, criado um Cluster da Moda da Macaronésia com uma estratégia conjunta e uma imagem de marca, e serão desenvolvidos dias de troca de experiências. Da mesma forma, as empresas participantes com potencial de exportação terão acesso a um programa individual de consultoria e apoio, e serão promovidas reuniões promocionais de moda para criar espaços de marketing.
O Modamac também promoverá missões comerciais dentro e fora das regiões e realizará um fórum de atração de investimentos com empresas, operadores e produtores do setor têxtil. Além disso, permitirá que várias marcas participem em feiras e outros eventos de moda, como a Semana de Moda de Dakar, a Tenerife Fashion, o Warm Fashion, o Madeira Fashion e o Isla Bonita Fashion.
Este projeto inovador também promoverá o intercâmbio intercultural com os países africanos vizinhos nas áreas de design, produção e marketing, tornando-o um impulso para o setor e uma mostra do potencial criativo das regiões.