Historial


A Associação Juvenil da Ilha Terceira (AJITER) é uma organização sem fins lucrativos, criada em abril de 2003. O seu principal objetivo é promover a integração e a participação ativa dos jovens nas suas comunidades, combatendo a indiferença generalizada entre os jovens.

Muito foi feito desde 2003. A AJITER tem tido uma intervenção social e comunitária nas mais variadas áreas relacionadas com a juventude, desde a educação à cidadania, educação e saúde, prevenção de comportamentos de risco, prevenção de exclusão social, educação ambiental, entre outros. Em 2009, a AJITER adoptou uma nova estratégia institucional que aumentou a importância e o impacto do nosso trabalho na comunidade. Através de uma mudança de imagem institucional e modernização dos métodos de comunicação utilizados, a associação conseguiu criar uma forma mais eficiente de se conectar com os jovens.

Além disso, neste ano em particular de 2003, foi lançado o Cartão AJITER, inspirado no European Youth Card, mas actuando ao nível local. Este projeto possui uma dimensão social e empreendedora, marcada também, por motivações solidárias. Este projeto foi elaborado com o objetivo de elevar a dimensão institucional da AJITER, reunindo em 2017 cerca de 1.500 membros.

Como resultado da nova abordagem, em 2010, fomos declarados uma instituição de interesse público pelas autoridades portuguesas. Desde então, a AJITER tornou-se num importante agente para o desenvolvimento da Juventude. Em 2016, a AJITER passou a integrar a rede internacional de informação de jovens, Eurodesk, fazendo a sua multiplicadora parte do grupo fundador em Portugal. Em 2017, uma parceria com a Comissão Nacional da UNESCO resultou na criação do Centro da UNESCO “Jovem Insula”.


O arquipélago dos Açores

Relativamente à motivação e contexto social da AJITER, a associação enquadra-se num contexto muito particular. A AJITER situa-se na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, uma região composta por nove ilhas localizadas no Oceano Atlântico. A região é considerada uma área desfavorecida, considerando os níveis de desemprego acima da média nacional e a economia frágil, onde os riscos de pobreza e exclusão social atingem um alto nível.

Para preencher esta lacuna, a AJITER mantém uma estreita relação com as duas Câmaras Municipais da lha Terceira (Praia da Vitória e Angra do Heroísmo). Estes parceiros locais têm vindo a ser cruciais para o desenvolvimento e o suporte das atividades da AJITER. A associação também coopera com o Governo dos Açores, através das Direcções Regionais da Educação e Juventude, mas também com os clubes desportivos locais, paróquias locais, escolas secundárias e superiores da Ilha Terceira e com as redes locais de rádio e televisão.

Desde 2003, a AJITER tem vindo a promover um grande número de atividades juvenis, com abrangência local, regional, mas também internacional, a saber:
. Youth Exchanges and Youth Workers mobilities;
. Workshops, Formações, e outras atividades de educação não-formal com parceiros locais, nacionais e internacionais;
. Serviço Voluntário Europeu;
. Conferências Nacionais e Internacionais, Mesas Redondas, Palestras;
. Atividades de diálogo estruturadas entre jovens e políticos;
. Seminários e congressos com organizações juvenis;
. Projetos juvenis sobre democracia;
. Sessões informativas em escolas/bibliotecas locais, promovendo o Erasmus + e os valores europeus.




Co-financiado/Apoiado por