Notícias

print

Formação em Ferramentas de “AI” para trabalho com jovens na Bulgária

Decorreu entre os passados dias 1 e 9 de novembro, no âmbito do programa de mobilidade e aprendizagem “Erasmus+”, na cidade de Bansko, na Bulgária, uma formação em ferramentas de IA (inteligência artificial) para profissionais que trabalham com jovens.

A ação de capacitação denominada  “AI Toolbox for Youth Workers – Shaping the Future of Non-Profits” a qual contou com participação de três jovens terceirenses, selecionados pela AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, reuniu profissionais que trabalham com jovens e educadores da Bulgária, Turquia, Roménia, Itália, Letónia e Portugal de modo a explorar um dos temas mais empolgantes da atualidade: como a Inteligência Artificial pode apoiar a criatividade, a comunicação e a aprendizagem no setor da juventude.

Durante 9 dias inspiradores, Rodrigo Sousa, Eduardo Silva e Andreia Sales, juntaram-se aos demais participantes e mergulharam numa mistura de workshops práticos, sessões práticas e desafios criativos. Experimentaram dezenas de ferramentas de IA para criar campanhas nas redes sociais, identidades visuais, websites e materiais de aprendizagem — tudo isto enquanto discutiam ética, inclusão e uso responsável da tecnologia.

 Como um dos principais resultados do projeto, os participantes ajudaram a criar a “Caixa de Ferramentas de IA para Animadores Juvenis” — um guia prático com as ferramentas de IA mais úteis e fáceis de usar para comunicação, criação de conteúdos e aprendizagem no setor da juventude.
Este guia e está disponível online e traduzido em todas as línguas dos parceiros — búlgaro, turco, romeno, italiano, letão e português — de modo a torná-lo acessível a animadores juvenis e organizações em toda a Europa.

Este projeto demonstrou que a IA não se resume apenas à tecnologia e que trata da importante relação entre pessoas, ideias e criatividade.
 
Desde 2012 a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira tem tido um grande empenho em dinamizar o programa Erasmus+ na ilha Terceira e nos Açores em geral, disponibilizando aos jovens este tipo de experiências de mobilidade com objetivos de aprendizagem.
 
Aparte disso, a AJITER integra também a Rede Europeia “EURODESK” disponibilizando nas suas instalações informações e oportunidades aos jovens nestes domínios. Como até aqui, com mais de 20 anos de trabalho em prol dos jovens, continuará a desenvolver estes esforços.

2025-11-22 12:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por