Notícias

print

AJITER publica Diagnóstico sobre o setor da MODA nos Açores

A Associação Juvenil da Ilha Terceira (AJITER) acaba de publicar um “Diagnóstico do Setor da Moda nos Açores - A Importância da Moda na Valorização Económica, Inovação e Preservação da Cultura e Tradição e Recursos Endógenos dos Açores”, iniciativa esta que se enquadra nas atividade previstas e estratégia de desenvolvimento, nos Açores, do projeto “MODAMAC”.


Esta publicação é vista como um dos recursos que se consideram, absolutamente, fundamentais para cumprir com os objetivos do projeto na perspetiva em que se elenca a grande parte dos agentes cuja atividade, de algum modo, se relaciona com o setor da Moda e que se considera poderem ter um papel muito relevante no desenvolvimento e potenciação deste setor.


Trata-se de um ponto de partida que será complementado, no final do projeto, como resultado das ações do mesmo.


O projeto MODAMAC resulta de uma parceria entre a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, e cinco outros parceiros da Macaronésia. Proposto e liderado pelo Cabildo de Gran Canaria, obteve quase um milhão de euros dos fundos FEDER para promover o setor de design de moda das regiões participantes. Os resultados do projeto permitirão desenvolver a capacidade de marketing, melhorar a competitividade das PME e a sua capacidade de exportação. Com a implementação de uma série de atividades, o projeto pretende atrair investimentos de empresas de moda e vestuário para as Ilhas Canárias, Madeira e Açores.


Trata-se de uma iniciativa ambiciosa apresentada ao Programa Operacional de Cooperação Territorial Interreg Mac 2014-2020 e que obteve financiamento de 85% dos fundos europeus, significando um salto qualitativo para o setor é um exemplo de cooperação das instituições insulares e das regiões.


Juntando-se à AJITER e ao Cabildo de Gran Canaria surgem o Cabildo Insular de Tenerife e a empresa Sodepal do Cabildo de La Palma, para além da Associação de Jovens Empresários Madeirenses e do Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Às instituições das Canárias e Açores acresce o Ministério da Cultura do Senegal e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde.


Com este projeto, os designers de moda das regiões participantes terão a oportunidade de acesso a espaços de aprendizagem, aconselhamento em termos de promoção e marketing, mas também compartilharão locais de encontro com criadores de outras regiões, desenvolvendo novas experiências específicas na área.

2022-11-01 14:00:00


 



Co-financiado/Apoiado por