"Moda Azores" decorreu ontem em Ponta Delgada
Promovido pela AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, no âmbito do projeto de cooperação MODAMAC, financiado pelo INTERREG (Madeira, Açores e Canárias) decorreu, ontem, 10 de dezembro, em Ponta Delgada, a primeira edição do "Moda Azores", um evento de exaltação, estímulo e valorização da criatividade dos jovens açorianos.
Após a exibição de cerca de 40 coordenados perante uma sala repleta, a satisfação entre a organização, designers, modelos e público era por demais evidente.
Ao todo, esta edição inaugural do “Moda Azores”, contou com a presença de 6 jovens criadores açorianos e, também, madeirenses.
A passerelle foi aberta com as criações das açorianas de Vanessa Esteves (ilha de Santa Maria) com o seu projeto “Vavi” e Andreia Fernandes (ilha Terceira) com o seu projeto “ATLAS azores” tendo o primeiro bloco culminado com Diana Quintal (ilha da Madeira) e do seu projeto “Dbackyard”.
A segunda parte da noite abriu com a açoriana Maria Luísa Gomes (ilha de São Miguel) com o seu projeto “Areia Preta”, tendo-se seguido o madeirense Henrique Teixeira (Ilha da Madeira) e do seu projeto “HTDesign” e tendo o desfile sido encerrado com a açoriana Ana Margarida Silva (ilha do Faial) e o projeto “Anna Margarette”.
Uma vez que o “Moda Azores” é um projeto que dá ênfase, também, ao design de joalheria e aos criadores de acessórios, houve, ainda, oportunidade para visitar uma exposição que decorreu à margem do desfile com a presença de vários criadores, entre os quais João Drumonde Ornelas (ilha Terceira) com o seu projeto “Drumonde Ornelas - Agricultura de Design Floral”, Márcia Marrão com o seu projeto “kami.orikami” (ilha Terceira), Manuela Sousa como seu projeto “Ervazeda” ou da Ourivesaria Teles Momentos com Valor (ilha Terceira) e do seu projeto “Be accori”.
A iniciativa integrou um projeto, sendo uma componente desse projeto com o mesmo nome, o qual irá incide tanto ao nível do design de peças de vestuário como dos acessórios e abrange todas as áreas de atividade, potencialmente, relevantes para a cadeia de valor deste setor que se pretende dinamizar potenciando tanto o seu valor económico como a notoriedade do nome “Açores”, pretendendo-se, entre várias outras iniciativas, a promoção anual de um desfile composto por peças da responsabilidade de jovens criadores açorianos, aos quais se juntarão jovens criadores de outras paragens.
A realização, como já foi dito, surge na sequência e como produto do projeto “MODAMAC Made in Macaronesia”, que decorre no âmbito e é financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha-Portugal MAC (Madeira –Açores-Canárias) 2014-2020, surgindo na sequência do trabalho desenvolvido e boas práticas existentes nas regiões parceiras da Madeira e Canárias, com especial ênfase para a dinâmica a este nível existente na Madeira.
O desfile “Moda Azores” teve produção da Vedeta Aclamada, LDA e organização da AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, instituição que comemora este ano os seus 20 anos de existência marcados por um trabalho abrangente e transversal com epicentro na ilha Terceira e réplica em todas as ilhas, com foco nos jovens e no desenvolvimento da região. O evento contou, também, com a presença de vários convidados, de onde se destacam o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, e do Presidente da AJEM - Associação de Jovens Empresários da Madeira, Nuno Agostinho.
Todas a informações acerca deste projeto continuaram disponíveis nos seus canais de comunicação nas redes sociais em facebook.com/moda.azores ou instagram @moda.azores, através do endereço de correio eletrónico moda.azores@ajiter.pt, telefone 295 212 409 ou no sítio www.modaazores.site
2023-12-11 14:00:00