A AJITER – Associação Juvenil da ilha Terceira recebeu, na passada sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de março, na sua Sede, em Angra do Heroísmo, a visita dos vários parceiros internacionais do projeto Erasmus+ "Green Youth - Educational materials for environmental sustainability“, para aquela que foi a primeira reunião de trabalho presencial desta parceria de cooperação no domínios da juventude que se encontra a coordenar.
O consórcio internacional desta parceria é formado pelo iED, da Grécia, pelo YES, de Itália, pela EURASIA, da Turquia, pelo VAEV, da Áustria e pela AJITER enquanto representante português.
Em conjunto, estes parceiros, tem como objetivo, no âmbito deste projeto, capacitar jovens entre os 14 e os 18 anos bem como técnicos e animadores de juventude, dirigentes associativos, multiplicadores e até decisores políticos locais com base em ferramentas e conteúdos digitais que lhes permitam ter uma maior consciencialização para as temáticas da proteção e contribuir para a salvaguarda e sustentabilidade ambiental, considerando os imensos desafios que se colocam às nossas comunidades, nomeadamente, as alterações climáticas, o aquecimento global ou os diversos tipos de poluição e demais agressões ambientais.
Com efeito, em termos quantitativos, o projeto irá disponibilizar três produtos fundamentais: Como primeiro resultado, um Kit de Ferramentas Digitais com 8 Módulos pedagógicos para jovens em Educação Ambiental; Como segundo resultado, o “GREEN OER”, ou seja, uma plataforma digital para formação online “e-learning” acerca do mesmo e tema e, por fim, uma APP Móvel contendo recursos em vídeo destinados a estimular melhores hábitos e práticas ambientais.
Os conteúdos deste projeto pretender beneficiar, diretamente, cerca de 2000 pessoas.
Nesta primeira reunião de trabalho, os parceiros tiveram ocasião de perspetivar uma melhor operacionalização prática e planeamento dos trabalhos a desenvolver bem como articular os métodos de coordenação interna e comunicação, tendo começado, já, a desenvolver o primeiro produto previsto.
Na dimensão intercultural e social, os participantes tiveram ocasião de conhecer algumas das paisagens naturais, história, cultura e gastronomia da ilha Terceira.
As organizações irão, sempre que oportuno, dar nota pública nos seus canais de comunicações dos resultados e estado de desenvolvimento deste projeto.